O e-commerce está a crescer no nosso país. Podemos esperar que esta forma de comércio continue em crescimento em Portugal mas não ao ponto de substituir as lojas físicas. Desta forma o futuro passará por uma maior integração entre as lojas físicas e o digital, o que irá proporcionar novas experiências, mais diversificadas e personalizáveis.
Este estudo é relativo a 2015 e, de uma forma geral, mostra que Portugal demonstrou um crescimento de 15,7% no comércio eletrónico em 2015 face ao ano anterior, quando a média europeia é de apenas 13,3%. É ainda indicado que, entre os 8,7 milhões de portugueses com idade superior a 15 anos, 70% são utilizadores da internet (6,1 milhões de pessoas). Entre este universo, 3,5 milhões são efetivamente compradores online (35%).
ALGUMAS VANTAGENS DO COMÉRCIO DIGITAL
Para o cliente final, o comércio eletrónico possui várias vantagens tais como:
Comodidade – é possível comprar confortavelmente a partir de qualquer lugar e ter o artigo entregue em casa sem esforço;
Diversidade de escolha – nunca houve uma oferta tão grande, podendo escolher-se de qualquer canto do mundo, com as características ou preço que mais agradarem;
Segurança nos pagamentos eletrónicos, garantidos pela reputação do site, das instituições financeiras e por encriptação de dados (SSL).